terça-feira, 31 de agosto de 2010

SINAL DE ALERTA PARA AS MARCAS

Desde 2004, o valor agregado que as marcas possuem estão em declínio devido à mudança de atitude do consumidor em relação aos tipos e os segmentos de marcas.


E essa queda se dá através dos indicadores de valor da marca, como percepção, confiança e admiração, ou seja, muitas marcas estão no mercado por estar, pois não fazem diferença nenhuma só produz volume em relação á concorrência.

Para se ter uma idéia a Google, Nike e Aplle marcas consideradas gigantes que continuam aumentando expressivamente, tem muita dificuldade de manter seu alto desempenho, e com isso tem sofrido diminuição em vários setores.

Algumas empresas com visões mais objetivas apostam seu prestigio em uma marca única e poderosa, da qual 80% de seu faturamento são através da sua marca, são elas; Intel, Microsoft e MC Donald´s. Muito consumidor atual tem conhecimento de sobra em relação à marca, pois eles possuem vários meios de comunicação; Televisão, Rádio, Internet, Publicidade, Boca a boca e outros e através desses meios que às vezes ele não compra determinado produto ou serviço, porque não se sente atraído totalmente para comprá-lo.

E através de pesquisas foram identificado três causas fundamentais, que vem diminuindo o desejo, a vontade dos consumidores pelas marcas. E essas causas são com certeza um diferencial para que a marca entre em crise. Primeiro exemplo está nos produtos de supermercado médios, que contam hoje com grandes variedades de produtos de marcas diferentes dentro desse único estabelecimento, ou seja, isso dá três vezes mais do que há 30 anos. E isso é chamado de Quantidade Excessiva. Segundo, a falta de criatividade e inovação da marca, com um mundo atual que possui YOU TUBE, TWITER, ORKUT, FACEBOOK entres outras redes a mentalidade do consumidor está cada vez mais aberta a idéias que sejam criativas e inovadoras, pois se isso não acontecer ele não dá a mínima para essa marca. Terceiro é a credibilidade dessa marca, ou melhor, sua transparência para com o consumidor interno e externo pelo fato de vários acontecimentos envolvendo políticos, empresas e líder de organização com relação á corrupção e isso vai diminuindo a confiança do consumidor com determinada marca.

Na atualidade os consumidores estão cada vez mais cautelosos com relação à paixão, devoção pela marca e a tendência e diminuis mais e mais.

A energia da marca é de fundamental importância para sua sobrevivência, pois a marca precisa ser fortalecida á todo tempo e para isso acontecer é necessário três fatores básicos; A visão que a marca apresenta aos consumidores, o grau de inventividade que os consumidores percebem na marca e o dinamismo que o consumidor sente na marca.

Energia da marca não tem nada a ver com uma empresa nova, jovem, pois exemplos são Walmart e MC Donald´s que são marcas que possuem um bom tempo no mercado e demonstram muita energia e são referencias. É necessário que se as marcas busquem sempre uma diferenciação energizadora, pois isso lhe fará ter lealdade e o sucesso entre os consumidores, se não a marca entrara em SINAL DE ALERTA e conseqüentemente lhe causando grandes prejuízos. Então o que as marcas têm que fazerem é construir soluções para manté-las sempre em destaque positivo para seus consumidores. E ainda lhe digo mais é preciso que as marcas proporcionem relevância entre os consumidores, pois isso é o caminho para conquistar uma fatia dos gastos do consumidor.

A partir dessas analises é correto afirmar que muitas marcas precisam rever seu conceito, sua postura, sua qualidade, sua responsabilidade e principalmente sua preocupação com seu consumidor, porque é através dos consumidores que ela ira saber se sua marca estará em SINAL DE ALERTA OU SUCESSO ABSOLUTO.

Referências: Gerzema, JONH da Young & Rubicam e Lebar, ED da Brandasset Consulting (HSM Management 79- (Março-Abril 2010).

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